Câmara irá votar PEC da reforma política nesta Terça-feira (22)
Em: 22 Aug 2017 11h12
A câmara dos deputados deverá votar nesta terça-feira (22) uma proposta de reforma política que muda o sistema eleitoral e cria um fundo com recursos públicos para bancar as campanhas dos candidatos.
A discussão sobre a proposta começou na semana passada, mas a votação foi adiada.
O texto prevê também a adoção do “distritão” para as eleições de 2018 e de 2020 na escolha de deputados Federais, Estaduais e vereadores. Nesse modelo, cada estado ou município é transformado em um distrito e são eleitos os candidatos mais votados. Os votos em legenda não são considerados.
Pela análise em proposta, a partir de 2022, o sistema para escolher deputados e vereadores passará a ser o “distrital misto”. Nesse modelo, o eleitor vota duas vezes: uma no candidato do distrito e outra na lista do partido. Metade das vagas irá para os nomes mais votados. A outra metade será distribuída após um calculo, chamado quociente eleitoral, para definir o número de vagas por partido.
Juliano Cidro
Jornalista da FM Cristal há 3 anos, Juliano Cidro dedica-se a levar até nossos ouvintes os principais acontecimentos da nossa região.