Bandeira tarifária da conta de luz volta a ser verde, em junho
Em: 09 Jun 2017 15h31
A notícia, confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, foi comemorada pelos consumidores, que tiveram que gastar mais, em abril e maio, por conta da bandeira vermelha.
Funciona assim: quando as condições dos reservatórios melhoram, como aconteceu nos últimos dias, com as chuvas, a tarifa cai. Já quando o nível das hidrelétricas diminui, o valor sobe. Nesse caso, é comum o governo acionar as usinas termelétricas, que geram energia a um custo bem maior. A gerente ambiental da empresa Lara, especializada no tratamento de resíduos, Priscila Bolcchi, comemora a redução da bandeira tarifária. E explica que além do aumento do preço para o consumidor, em até três e 50 para cada 100 quilowatts-hora, as usinas térmicas são mais poluentes. Por conta da bandeira vermelha, a Fundação Getúlio Vargas apurou um aumento de mais de 10 por cento na conta de luz, nas últimas semanas. |
Juliano Cidro
Jornalista da FM Cristal há 3 anos, Juliano Cidro dedica-se a levar até nossos ouvintes os principais acontecimentos da nossa região.