Campanha Junho Vermelho começa nesta sexta-feira (01) em todo o país
Em: 01 Jun 2018 12h48
O movimento "Eu Dou Sangue" inicia as ações de sua campanha "Junho Vermelho" nesta sexta-feira, dia 1º de junho, em todo Brasil, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.
A ação é fundamental para os bancos de sangue, que já enfrentam a baixa adesão de doadores nesta época do ano, por conta do tempo frio.
Pesquisa realizada no ano passado, encomendada pelo movimento, em parceria com o instituto Datafolha, indica que o brasileiro não costuma doar sangue: cerca de 92% dos entrevistados declararam que não participaram de doações nos últimos 12 meses.
O Junho Vermelho surgiu para alertar os brasileiros de que sangue não se compra, não se fabrica e que qualquer pessoa a qualquer momento pode precisar dele.
Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia em que a transfusão seja absolutamente indispensável.
E nestes casos há que se contar com a solidariedade humana, pois não há nenhum substituto para o sangue.
A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas.
Para doar sangue, é preciso atender a alguns requisitos básicos:
Estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado, estar alimentado, evitando alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.
Barbara Akemi
Jornalista do grupo Cristal de rádio, Barbara Akemi, dedica-se a levar aos nossos ouvintes e internautas, os principais acontecimentos da nossa região.