Aplicativo permite que mesário registre falha ou fraude em urna durante as eleições
Por: Barbara Akemi.
Em: 17 Oct 2018 9h19
Em: 17 Oct 2018 9h19
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério da Segurança Pública assinaram nesta terça-feira (16) uma orientação aos mesários para o registro de eventuais falhas ou fraudes nas urnas eletrônicas, de modo que possam ser investigadas pela Polícia Federal ou Civil.
Mesários, juízes eleitorais e presidentes das mesas receptoras são orientados a registrar imediatamente no aplicativo de celular Pardal do TSE eventual problema relatado pelo eleitor ao votar.
O programa, disponível para qualquer smartphone, é voltado para denúncias do eleitor de propaganda eleitoral ilegal, crimes eleitorais, compra de votos, gastos irregulares. Agora, poderá ser usado também para verificação das urnas por parte dos mesários.
O caso também poderá ser registrado em ata e comunicado ao juiz eleitoral. As informações serão enviadas à polícia para investigação e também ao Ministério Público em caso de crime.
No registro de eventual irregularidade, o mesário deverá anotar a identificação do eleitor, com CPF e nome completo.
Barbara Akemi
Jornalista do grupo Cristal de rádio, Barbara Akemi, dedica-se a levar aos nossos ouvintes e internautas, os principais acontecimentos da nossa região.